GERENCIA OBRAS

Principais funções de um Mestre de Obras

As funções e o perfil que um mestre de obras deve ter para assumir a postura e realizar um ótimo trabalho como responsável do andamento da obra.


O que faz um mestre de obras
Dicas de Construção

Na hora de construir ou reformar, se você não entende muita coisa sobre construção, é indispensável o contato com profissionais da área. Desde o planejamento da obra, até a execução, você terá contato com arquiteto, engenheiro e com o mestre de obras.

O que faz o Mestre de Obras?

O mestre de obras será a pessoa responsável pela execução, fiscalização e supervisionamento da obra do início ao fim, seja ela de pequeno ou grande porte. É como um administrador que orienta, auxilia e principalmente cobra da mão de obra, o trabalho realizado no dia a dia. Para esse profissional conseguir exercer todas as funções necessárias é necessário saber ler projetos, zelar pela segurança dos profissionais da construção, sempre com liderança e organização. O mestre de obras mantém o arquiteto ou engenheiro informado sobre o andamento da obra, e passando aos demais responsáveis por cada etapa.

Sua função também é importante para controlar os gastos de materiais, fiscalizando desde a entrega até a utilização, evitando assim, que não haja desperdício.

Por mais que não exista formação escolar específica para um a função de mestre de obras, há requisitos fundamentais.

Perfil de um Mestre de Obras

-Capacidade de liderar;

-Boa comunicação, para explicar as funções;

-Noção de cálculo, principalmente na hora de realizar o orçamento da obra;

-Noção de desenho técnico para interpretação de trabalhos de engenheiros e arquitetos.

Curso de Mestre de Obras

Se você pretende trabalhar nessa área, além do perfil e dos fatores que falamos nesse artigo, é essencial realizar um curso de mestre de obras. 

Sociais

Deixe seu comentário